Menu fechado

13 dicas de como falar em público

Situação gera temor em muitas pessoas que precisam se apresentar para uma plateia, mas existem técnicas que favorecem a comunicação

Falar em público é uma necessidade na carreira de muitas pessoas. Entretanto, vários profissionais e até estudantes universitários entram em pânico ao pensar que precisam discursar diante de uma plateia, apresentar um trabalho, uma proposta ou defender uma tese em público. E situações como estas podem levar ao sucesso ou ao fracasso. Como o que está em jogo, por vezes, é o emprego ou uma formação acadêmica, esse temor é compreensível e justificado.

Mas, existem técnicas para desempenhar uma boa comunicação e conquistar o público? O docente do Senac Americana, Claudio Ramirez, explica que para uma boa comunicação é preciso aliar conteúdo e método de exposição.

“Gosto muito de ressaltar que a forma ou estratégias escolhidas para uma determinada apresentação são mais importantes que o conteúdo. Não quero com isso desmerecer a informação a ser transmitida, mas num mundo globalizado, podemos encontrar informações em abundancia e, diga-se de passagem, muito boas, mas nem sempre colocadas de uma forma compreensível ao interlocutor”, afirma.

Segundo o docente, é preciso estar preparado para falar em público e atingir o objetivo. Por isso, ele listou 13 dicas importantes para se sair bem ao falar em público:

  • Alvo: É preciso saber quem é o público alvo, suas necessidades e desejos, além do que se quer transmitir.
  • Como se portar: Preste atenção em sua movimentação e gestos. Faça corretamente pausas ao falar e ilustre as histórias.
  • Bom humor e interação: Para despertar atenção e interesse do público, sem ser monótono, o emissor (apresentador) pode usar o bom humor e adotar um olhar comprometedor, interagindo com o público e buscando uma empatia.
  • Tom de voz: Procure usar o tom de voz adequado ao momento, a sequência do tema escolhido e ao local. Com a projeção da voz, a energia e a liderança tornam a comunicação em público mais atraente e eficaz.
  • Conquistar o ouvinte: Lembre-se que o responsável pela comunicação é o emissor, não do ouvinte. Aquele que transmite é o estrategista e o ouvinte deve ser conquistado.
  • Introdução: É muito importante uma boa introdução ao tema. Nunca vá direto ao ponto central (isto só não se aplica à comunicação de resultados). Enquanto o ouvinte não for conquistado, o locutor luta contra o devaneio da plateia. Só inicie o tema central quando a plateia tenha um olhar de expectativa e postura de projeção. Quando mostra sincero interesse.
  • Evite: Movimentos exagerados, cacoetes, repetição de palavras, baixa energia, falta de contato visual, roupas inadequadas e mau uso da tecnologia.
  • Nervosismo e inibição: O comunicador não precisa ser perfeito. Esta afirmação, quando entendida, passa a jogar a favor, já que o nervosismo e a inibição têm como principal fonte o medo de ser julgado ou de não agradar.
  • Conte histórias: As pessoas gostam de ouvir, construir e acompanhar mentalmente, sentem-se parte da mesma.
  • Palavras: Module bem as palavras e diminua a velocidade, dando tempo para assimilação.
  • Óbvio : o óbvio tem que der dito, nunca pressuponha que o outro sabe o que você sabe.
  • Autovalorização: Trabalhe a auto estima, as pessoas gostam de quem se gosta, mas não exagere.
  • Estude muito: Uma informação relevante (não necessariamente inédita) transmitida de forma atraente capta a atenção.

Para quem pretende se especializar e adquirir novas competências na área da comunicação, o Senac Americana oferece o curso “Como Falar em Público”, que está com inscrições abertas. Mais informações sobre cursos e inscrições podem ser obtidas no Portal Senac www.sp.senac.br/americana ou pelo telefone (19) 3621-1350. A unidade fica na Rua Dr. Angelino Sanches, nº 800, Vila Gallo.