Menu fechado

21 de março, Dia Mundial da Floresta

Em 1971, a ONU (Organização das Nações Unidas) sugeriu a criação do “Dia Mundial das Florestas” que hoje é celebrado no dia 21 de março, com finalidade de sensibilizar a população humana sobre a importância das florestas para a manutenção da vida na Terra e a necessidade de preservá-las.

Estes lugares costumam abrigar diversas espécies de animais e plantas, e também é considerada fonte de riquezas para o homem, pois ela fornece itens como madeira, frutas, celulose, materiais para exportação e muito mais.

As florestas são essenciais para a manutenção da vida na Terra. Elas são responsáveis pela manutenção da maior parte das fontes de água doce do planeta, abrigam grande parte da biodiversidade, tanto da fauna quanto da flora; elas, em especial as matas ciliares (próximas aos rios), mantêm a integridade dos rios, protegem os solos de erosões, fornecem-nos melhor qualidade de vida, entre muitos outros aspectos.

A Floresta Amazônica é a mais conhecida do mundo devido ao seu tamanho. Ela chega a ser maior que muitos países.  A ONU estima que aproximadamente 31% de toda a Terra seja recoberta por florestas. No Brasil, elas ocupam, em média, 61,5% de todo o território nacional.

Este serviço é uma parceria entre Secretaria de Meio Ambiente de Americana, Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste) e outras entidades, e faz parte do projeto “Comemorando e Preservando”.