22 de março, Dia Mundial da Água

No dia 22 de março é celebrado o Dia Mundial da Água. Este dia é instituído para lembrar a extrema e absoluta importância para a existência da vida e incentivar o uso sustentável dos recursos hídricos no planeta. A vida no planeta depende deste bem tão valioso para saciar a sede das pessoas e dos animais, higienização, preparação dos alimentos, irrigação da terra, limpeza de ambientes.

Toda cadeia ambiental, incluindo florestas, serrados, manguezais e outras depende de um ciclo que inclui períodos chuvosos, ao mesmo tempo fontes de água potáveis são fundamentais para desenvolvimento sustentável.

A utilização não sustentável dos recursos hídricos nos leva ao desperdício e a degradação dos mananciais, a poluição por resíduos industriais sem tratamento é apenas um dos fatores responsáveis pelo esgotamento das fontes provocado também pelo uso da agropecuária. Além desses fatores o descarte irregular de resíduos sólidos e a degradação das matas ciliares, levam á má qualidade das águas.

Para evitar á escassez cabe a cada um de nós se sensibilizar e contribuir evitando o desperdício de água com pequenas mudanças no cotidiano em nossas casas, propriedades, estabelecimentos.

Este serviço é uma parceria entre Secretaria de Meio Ambiente de Americana, Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste) e outras entidades, e faz parte do projeto “Comemorando e Preservando”.


Você pode gostar...