Menu fechado

27 de maio, Dia da Mata Atlântica

A Secretaria de Meio Ambiente de Americana, dando continuidade ao projeto “Comemorando e Preservando”, está divulgando o Dia da Mata Atlântica, comemorado em 27 de maio.

Esta data foi instituída através do Decreto Presidencial de 21 de setembro de 1999 e foi escolhida em memória da famosa “Carta de São Vicente”, onde o Padre Anchieta teria descrito pela primeira vez as belezas das florestas tropicais do Brasil, em 1560.

A Mata Atlântica é uma das florestas mais exuberantes do mundo, sem falar da sua importância. Contudo, a finalidade da comemoração dessa data é a necessidade de barrar o desmatamento, recuperar o que foi degradado, ampliar o número de áreas protegidas, publicas e privadas, e assim proteger um dos biomas mais antigos do Brasil, originado há aproximadamente 70 milhões de anos.

A Floresta Atlântica é formada por um conjunto de formações florestais (Florestas: Ombrófila Densa, Ombrófila Mista, Estacional Semidecidual, Estacional Decidual e Ombrófila Aberta) e ecossistemas associados como as restingas, manguezais e campos de altitude, que se estendiam originalmente por aproximadamente 1.300.000 km2 em 17 estados do território brasileiro.

Apesar do grande desmatamento, estima-se que na Mata Atlântica existam cerca de 20.000 espécies vegetais (cerca de 35% das espécies existentes no Brasil), incluindo diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. Essa riqueza é maior que a de alguns continentes (17.000 espécies na América do Norte e 12.500 na Europa) sendo assim a região da Mata Atlântica é altamente prioritário a conservação da biodiversidade mundial.

Perante o problema, os órgãos governamentais e não governamentais se movimentam com a finalidade de trabalhar a recomposição da Mata Atlântica. Nos últimos anos, dois programas específicos da ONG, SOS Mata Atlântica, conseguiram sozinhos plantar mais de 27 milhões de árvores endêmicas. O resultado desses esforços é a absorção de mais de dois milhões de toneladas de gás carbônico. Outro trabalho importante é o implemento das legislações que prezam pela preservação ambiental.


dia da mata atlantica