Menu fechado

3 de Maio, dia Nacional do Pau-Brasil

O Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste), em parceria coma Secretaria de Meio Ambiente de Americana, dá continuidade ao projeto “Comemorando e Preservando” neste Dia do Pau-Brasil.

No dia 3 de maio o Brasil comemora a criação da árvore que deu origem ao nome do país: Pau-Brasil. Com nome científico de Caesalpinia Echinata, ela foi declarada a árvore nacional desde dia 7 de dezembro de 1978, sendo a única especificamente protegida por lei no País. É considerado crime o corte ilegal dessa árvore.

O Pau-Brasil é uma árvore de sol, com flor amarela e perfumada, podendo chegar até quinze metros de altura. Suas folhas possuem um brilho característico das cores da bandeira do país, que florescem de setembro a outubro. Uma das particularidades mais importantes da árvore é a madeira pesada com a presença interna de um extrato que gera uma espécie de tinta vermelha. Por ser de alta qualidade, a madeira do Pau-Brasil era muito usada na fabricação de móveis e instrumentos musicais, por exemplo, e existia em abundância na Mata Atlântica. Porém, com a intensa exploração dos portugueses e demais colonizadores do Brasil, a árvore começou a ficar cada vez mais escassa.

Hoje é baixa a presença de Pau-Brasil na Mata Atlântica, tanto que essa primeira riqueza brasileira, quase totalmente destruída, está ameaçada de extinção dentro do seu habitat natural.

A importância da manutenção e preservação desse nosso símbolo nacional é indispensável. Plante, cultive, pratique o bem, porque o mundo vai mal!