Menu fechado

4 de outubro, Dia Mundial dos Animais

A Secretaria de Meio Ambiente de Americana, dando continuidade ao projeto “Comemorando e Preservando”, está divulgando o “Dia Mundial dos Animais”, comemorado em 4 de outubro.

A data celebra a importância que os animais têm na vida dos seres humanos e do planeta Terra, ressaltando o respeito e o compromisso que todos os seres humanos devem ter com meio ambiente.

A data começou a ser comemorada em 1931, em um Congresso Ambiental na cidade de Florença, na Itália. A escolha do dia 4 de outubro foi uma homenagem ao Dia de São Francisco de Assis, também comemorado nesta data.

Giovanni di Pietro di Bernardone, conhecido apenas como São Francisco de Assis, foi um frade católico que viveu entre 1182 e 1226 e ficou conhecido por se preocupar com os animais e com o meio ambiente. Por esta ligação religiosa, igrejas de todo mundo abençoam animais neste dia.

Nessa data, precisamos lembrar dos cerca de 65 bilhões de animais mortos a cada ano para produzir carne, ovos e laticínios. Não esqueçamos dos animais explorados em laboratórios, nem dos animais selvagens  capturados e mortos que veem o seu habitat ser destruído por humanos.

Os animais são seres sencientes (capacidade de sofrer ou sentir prazer ou felicidade) e merecem respeito. Em 04 de outubro, seja uma voz para aqueles que não podem falar por si.

Muitas pessoas passam a vida com um cão ou gato e dedicam o seu tempo e amor aos seus cuidados. Todos os animais merecem essa mesma dedicação.

4-de-outubro-dia-dos-animais

Apoio

logo-sincomercio-png