Menu fechado

Dia das Mães: Varejo deve faturar 2,7% a mais em maio na região

Incluindo Dia dos Namorados, empregos temporários devem passar de 600

O comércio varejista dos municípios da base do Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste) deve faturar R$ 238,5 milhões durante o mês de maio, motivado pelas vendas em função do Dia das Mães, comemorado no dia 13. De acordo com a assessoria econômica da entidade, o montante é 2,7% maior que no mesmo período de 2017.

A previsão leva em consideração os setores mais relevantes para o Dia das Mães, como perfumarias, eletroeletrônicos, moda, móveis, decoração, entre outros. Os dados também prevêem contratação de 635 trabalhadores temporários, considerando, neste caso, também a expectativa para o Dia dos Namorados, celebrado no dia 12 de junho.

“Como as duas datas são próximas, os lojistas que abrirem vagas temporárias para o Dia das Mães tendem a mantê-las pelo menos até junho, já prevendo crescimento no movimento em razão do Dia dos Namorados”, explica Caroline Miranda Brandão, assessora econômica do Sincomercio e responsável pelo levantamento.

Emprego

O Sincomercio também apurou os dados de emprego no varejo da região no mês de março, com base no Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho, divulgado recentemente. De acordo com o levantamento, somando os três municípios – Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste – o saldo de postos de trabalho ficou negativo em 39 vagas.

“Apesar do resultado negativo, os números foram superiores ao mesmo período de 2017, quando o resultado foi de –75, o que aponta uma melhora na economia, ainda que tímida”, explica Caroline. Na análise geral por segmento, somente o setor de Serviços apresentou saldo positivo de empregos. Todos os outros analisados pelo Ministério do Trabalho mais fecharam do que abriram vagas em março na região.

COMÉRCIO VAREJISTA (REGIÃO) 2018 2017
Autopeças e Acessórios -18 -2
Concessionárias de Veículos -2 10
Farmácias e Perfumarias -1 -14
Lojas de Eletrodomésticos e Eletrônicos 24 7
Materiais de Construção 10 -14
Lojas de Móveis e Decoração -11 -7
Lojas de Vestuário, Tecido e Calçados -54 -33
Supermercados 28 -25
Outras Atividades -15 3
TOTAL => -39 -75

GERAL

caged geral marco 2018