Menu fechado

Vendas devem ficar estáveis no Dia dos Namorados

Previsão do Sincomercio é de aumento de 1% em relação a 2016

Comércio de rua atende até às 18h no sábado
Comércio de rua atende até às 18h no sábado

As vendas no comércio varejista da região no mês de junho, influenciadas pelo Dia dos Namorados, devem crescer cerca de 1% na comparação com o mesmo período do ano passado. A previsão é da assessoria econômica do Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste), que projeta ainda um faturamento de R$ 217 milhões para as lojas especializadas.

“Apesar de o país ter retomado seu ritmo de crescimento, existe um ajuste temporal até as pessoas retomarem o consumo”, justifica a assessora econômica da entidade, Caroline Miranda Brandão. “Além disso, a instabilidade política também influencia no humor dos consumidores no momento de fazerem seus compras”, explica, cautelosa.

O faturamento total nos municípios da região deve ser, em junho, de cerca de R$ 217 milhões, considerando os ramos de atividades que mais impactam nesta data, como lojas de vestuário, calçados, eletrônicos, floriculturas, perfumaria, livrarias entre outros. “Não levamos em consideração setores como concessionárias de veículos, autopeças, materiais de construção e supermercados, que apesar de terem grande influência no faturamento do comércio varejista, não refletem as vendas para o Dia dos Namorados”, explica Caroline.

Horário especial

Visando aquecer as vendas e dar mais tempo para que os consumidores façam suas compras, o comércio de rua dos três municípios da base do Sincomercio terá horário estendido neste sábado (dia 10). Em Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste as lojas atenderão até as 18h. O Dia dos Namorados é comemorado na segunda-feira (dia 12).

Feriado em Americana

Na próxima terça-feira (dia 13), feriado municipal, as lojas de Americana poderão atender com a presença de funcionários, desde que respeitada a legislação municipal e cumpridas as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho. Uma delas é a necessidade de o estabelecimento possuir o “Certificado de Adesão para Trabalho em Feriados”, emitido pelo Sincomercio. Caso a empresa não possua o documento, não poderá exercer atividade neste dia com a presença de funcionários, sob pena de sanções por descumprimento do acordo coletivo. Para mais informações, entrar em contato com o Sincomercio pelo telefone (19) 3462-1737 ou e-mail sincomercio@sincomercio.org.