Menu fechado

Docentes do Senac dão dicas de como ampliar as vendas e melhorar a competitividade no varejo de moda

Visual merchandising e redes sociais são estratégias para conquistar o cliente
Visual merchandising e redes sociais são estratégias para conquistar o cliente

Para enfrentar períodos de crise econômica e de queda nas vendas, é fundamental usar novas estratégias e buscar atualização para alavancar os negócios e melhorar a competitividade. É preciso atender as novas exigências dos consumidores e conquistar o cliente, revertendo os dados negativos do setor nos últimos meses. As docentes do Senac Americana, Aline de Campos Franco, da área de moda, e Lívia Lemes Fonseca, de design de interiores, orientam como fidelizar o cliente do varejo, especialmente na área de moda.

“Para conquistar o cliente, cada marca deve, em primeiro lugar, conhecer o seu público-alvo de uma forma abrangente, não se limitando a dados como gênero, faixa etária e classe social. Deve conhecer seus interesses, estilo, pensamento, onde compra, marcas que consome, comportamento de compra, onde busca informações de moda e outras, para pensar em novas estratégias e fidelização”, frisa Aline.

Ela acrescenta que, se antigamente o consumidor prezava pela qualidade, preço e bom atendimento, atualmente o cliente quer ser surpreendido. Segundo a docente, na área de moda, o mercado é dinâmico e, por isso, é preciso investir em novidades para o cliente, na divulgação e no cuidado com a forma de compor os produtos.

“Há alguns anos, trabalhávamos com coleções dentro das estações (primavera, verão, outono, inverno). Hoje, sabemos que não funciona mais assim. As marcas preferem investir em coleções menores e de curta duração. É uma estratégia ter sempre novidades para o cliente e verificar quais são os veículos de divulgação que vão atingir esse cliente, pois isso varia conforme o público alvo. É preciso fazer propaganda para aparecer, principalmente em momentos de crise”, avalia Aline.

Outras dicas que ela dá são o uso de redes sociais para divulgação, que devem ser sempre atualizadas e monitoradas, o cuidado com a forma de compor os produtos (styling), e fazer parcerias com personalidades expressivas para o público alvo, como blogs.

Ambiente

A docente de design de interiores, Lívia Lemes Fonseca, acrescenta que as empresas precisam perceber que a venda não se limita a um bom produto e atendimento diferenciado, também é fundamental pensar no ambiente onde o cliente será atendido. “O consumidor deseja um local agradável para as compras. Um dos fatores para se manter no mercado é atentar-se às novas exigências dos consumidores. Sendo assim, a comunicação visual ou visual merchandising (técnica de usar fenômenos visuais para chamar a atenção para uma determinada mercadoria) torna-se, cada vez mais, uma ferramenta para ampliar a competividade e obter resultados positivos”, destaca.

Lívia acrescenta que a comunicação visual tem a preocupação de cuidar e valorizar o produto, o que precisa para ser valorizado, qual a melhor disposição em uma vitrine. “O resultado dessa exposição, desse cuidado, se reflete na venda e no sucesso do produto. Fazem parte de estratégia de vendas uma vitrine bem organizada, um layout funcional e produtos estrategicamente posicionados. Desta forma, a loja incentiva as vendas e desperta a curiosidade do cliente”, finaliza a docente.

Para quem pretende se aprofundar na área, o Senac Americana oferece o curso Visual Merchandising para o Varejo de Moda. O curso capacita o profissional para idealizar e executar estratégias de disposição e organização dos produtos e da loja, trabalhando conceitos das áreas de marketing de moda, arquitetura e design de interiores.

Mais informações sobre cursos, inscrições e pré-requisitos podem ser obtidas no Portal Senac (www.sp.senac.br/americana) ou pelo telefone (19) 3621-1350.

Serviço
Visual Merchandising para o Varejo de Moda
Data: 11 de outubro a 6 de dezembro de 2016
Horário: 19 horas às 22h30

Data: 25 de outubro a 13 de dezembro de 2016
Horário: 13h30 às 17h30

Local: Senac Americana
Endereço: Rua Dr. Angelino Sanches, 800 – Vila Gallo