Menu fechado

Emprego: Varejo fecha 172 vagas em janeiro

Apesar de negativos, números demonstraram melhora em relação a 2016 e seguem tendência otimista

Setor de Supermercados foi o que mais contribuiu para os números ficarem negativos
Setor de Supermercados foi o que mais contribuiu para os números ficarem negativos

O mês de janeiro manteve tendência positiva na geração de empregos no com comércio varejista dos municípios da base do Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste). De acordo com levantamento realizado pela assessoria econômica da entidade, com base em dados do Ministério do Trabalho, no primeiro mês do ano foram fechados 172 postos de trabalho no setor. O número é ligeiramente melhor que o registrado no mesmo período de 2016, que encerrou 186 vagas.

O setor que mais contribuiu para os números permanecerem negativos foi o de Supermercados, que fechou 103 postos no último mês, ante 23 que haviam sido encerrados em janeiro do ano passado. Já as categorias que tiveram melhor desempenho na comparação com o ano passado, na região, foram Materiais de Construção (saldo positivo de 7 vagas em 2017 contra –37 em janeiro do ano passado) e Lojas de Vestuário, Tecidos e Calçados (fechou 69 postos de trabalho em janeiro último, ante –113 no primeiro mês de 2016).

emprego jan 2017 regiao

De acordo com a assessora econômica do Sincomercio, Caroline Miranda Brandão, embora o saldo de postos de trabalho em janeiro deste ano ainda tenha sido negativo, os números apresentam uma expectativa positiva, uma vez que 2016 também já havia apresentando melhora em relação ao ano anterior. “Mesmo que timidamente, a pesquisa de emprego demonstra uma tendência de crescimento na economia, que já vem se confirmando nos últimos meses. Isso significa que as pessoas passam a ter maior poder de compra e, consequentemente, gera o aumento do faturamento dos estabelecimentos”, explica Caroline.

ANÁLISE POR MUNICÍPIO

emprego jan 2017 americana

emprego jan 2017 nova odessa

emprego jan 2017 sbo

(fonte: Caged/MTE – elaboração: Caroline Miranda Brandão)