Menu fechado

Emprego: Varejo mantém ritmo de melhora em maio

Apesar de saldo negativo, houve diminuição na perda de vagas na comparação com o ano passado

Números, ainda que negativos, vêm mantendo tendência de melhora na comparação com 2016 (foto: JNO)
Números, ainda que negativos, vêm mantendo tendência de melhora na comparação com 2016 (foto: JNO)

Em maio, o comércio varejista dos municípios da base do Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste) manteve a tendência na retomada do emprego, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados pelo Ministério do Trabalho. Ainda que, para o mês, o saldo de vagas formais na região tenha sido negativo (–25), os números são melhores que os registrados em maio de 2016 (–65).

Segundo a assessora econômica do Sincomercio, Caroline Miranda Brandão, a queda em relação a abril – quando o saldo de empregos foi positivo – já era esperada em função dos recentes fatos políticos. “Sempre que há alguma denúncia grave envolvendo o alto escalão da política nacional, a tendência é de cautela por parte do mercado econômico”, explica Caroline, referindo-se, principalmente, às acusações contra o presidente Michel Temer.

Por outro lado, os números, ainda que negativos, vêm mantendo uma tendência de melhora na comparação com o ano anterior. “Se compararmos com maio de 2016, o saldo de empregos no varejo regional teve uma evolução, o que nos deixa otimistas para que o quadro siga se desenvolvendo positivamente nos próximos meses”, prevê Caroline.

empregos mai 2017 regiao

Por município

Considerando os três municípios da base do Sincomercio, Nova Odessa foi o único que teve saldo positivo em maio, abrindo mais vagas do que fechando (25). Destaque para o setor de supermercados (13). Santa Bárbara manteve-se estável em relação a maio de 2016, fechando os mesmos 31 postos formais de trabalho. Já Americana teve saldo negativo de 19 vagas em maio de 2017, resultado melhor que o obtido no mesmo mês do ano anterior (–30).

empregos mai 2017 nova odessa

empregos mai 2017 sbo

empregos mai 2017 americana

Outros setores

Na soma de todos os setores divulgados pelo Ministério do Trabalho, Americana e Nova Odessa tiveram saldo positivo de 127 e 183 postos de trabalho em maio de 2017, respectivamente, puxados principalmente pela indústria de transformação. Já Santa Bárbara d’Oeste encerrou 235 vagas formais no último mês, tendo como principal “vilão” o setor de serviços que, sozinho, fechou 156 postos.

empregos mai 2017 todos os setores