FDCA protocola parecer técnico contra aterro

Reunião do FDCA em 20 de junho no Sincomercio

Reunião do FDCA em 20 de junho no Sincomercio

O FDCA (Fórum de Desenvolvimento e Cidadania de Americana) protocolou nesta quarta-feira, 26 de junho, no Ministério Público (MP), parecer técnico sobre a instalação de aterro particular na região do pós-represa. O documento elaborado pela AEAA (Associação dos Engenheiros, Agrônomos e Arquitetos de Americana) reúne estudos que comprovam improcedências no projeto inicial aprovado pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

No parecer são apontadas evidências de descumprimento parcial da legislação fundiária e ambiental vigente, assim como inconsistências no estudo de impacto ambiental. Segundo levantamento, a Cetesb emitiu uma licença de operação com capacidade de recebimento de resíduos cinco vezes maior que os gerados por Americana, o que denota intenção de ser um aterro regional. Porém, a licença emitida considera os impactos ambientais apenas sobre o volume municipal.

Esse estudo técnico compõe o dossiê elaborado pelo FDCA que foi apresentado ao MP para fazer parte integrante do inquérito civil.

A discordância com a instalação de um aterro particular no pós-represa já foi manifestada pelo FDCA também junto à Câmara Municipal, em requerimento que sugere a consulta popular mediante plebiscito, uma vez que se trata de assunto de interesse da comunidade local.

O Fórum

O FDCA foi criado em março 2008 com o objetivo de discutir questões relevantes em diversas áreas para estimular o desenvolvimento social e econômico do município. Atualmente, é composto pelas entidades:

  • AEAA – Associação dos Engenheiros, Agrônomos e Arquitetos de Americana;
  • AESCON – Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Americana;
  • ACIA – Associação Comercial e Industrial de Americana;
  • CIESP – Centro das Indústrias do Estado de SP – Diretoria Regional de Americana.
  • IAB – Instituto dos Arquitetos do Brasil;
  • NJE – Núcleo de Jovens Empreendedores / Americana;
  • OAB – Ordem dos Advogados do Brasil;
  • SINCOMERCIO – Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste;
  • SINCOAM – Sindicato dos Contabilistas de Americana, Sumaré, Nova Odessa, Santa Barbara D’Oeste e Hortolândia.
  • SINDITEC – Sindicato das Indústrias de Tecelagem, Fiação, Linhas, Tinturaria, Estamparia e Beneficiamento de Fios de Tecidos de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré.

Você pode gostar...