Menu fechado

Inflação em São Paulo é a menor desde julho de 2014

Alta no indicador foi influenciada principalmente pelo grupo Alimentação e Bebidas

Por outro lado, colaboraram para a desaceleração os grupos de Artigos do lar, Despesas pessoais, Transportes e Educação
Por outro lado, colaboraram para a desaceleração os grupos de Artigos do lar, Despesas pessoais, Transportes e Educação

Em setembro, o custo de vida na Região Metropolitana de São Paulo subiu 0,19% na comparação com agosto quando houve aumento de 0,37%. Esta foi a menor elevação desde julho de 2014, quando o índice havia apontado acréscimo de 0,12%. No acumulado do ano, a elevação foi de 5,39% e 8,57% nos últimos 12 meses. Os dados são da pesquisa Custo de Vida por Classe Social (CVCS), realizada mensalmente pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

A alta no indicador foi influenciada principalmente pelo grupo de Alimentação e Bebidas que passou de uma variação de 0,39% em agosto para os atuais 0,62%. Já no ano, houve um acréscimo de 8,12% e nos últimos 12 meses alcançou 11,84%. Como esse grupo tem o maior peso dentro do orçamento familiar, ele foi responsável por cerca de 70% da alta do CVCS em setembro. Os grupos de Habitação (0,27%), Vestuário (0,75%), Saúde (0,30%), e Comunicação (0,31%) também registraram aumento no mês.

Por outro lado, colaboraram para a desaceleração os grupos de Artigos do lar (-0,86%), Despesas pessoais (-0,47%), Transportes (-0,08%) e Educação (-0,04%).

As famílias das classes B e C foram as que mais sentiram o aumento nos preços em setembro, com alta de 0,25% e 0,19%, respectivamente. Seguidas pelas classes D e E, ambas com incremento de 0,11% no mês. Já a classe A foi a que sofreu menor impacto pelo aumento de preço tendo em vista que encerrou o mês com variação de 0,06%. Segundo a FecomercioSP, a classe A é a que menos compromete sua renda – proporcionalmente – com alimentação, e, por isso, foi menos afetada pelas oscilações nos preços desses itens.

cvcs-set-2016