Menu fechado

Logística reversa: Termo de compromisso recolhe 220 toneladas de material

Balanço do primeiro ano do termo de compromisso firmado pela FecomercioSP com Cetesb e Abinee superou meta inicial

logistica reversa grande

A FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), por meio do seu Conselho de Sustentabilidade, comemora o sucesso do primeiro ano do termo de compromisso para Logística Reversa de pilhas e baterias portáteis, que recolheu 220 toneladas de material.

O resultado foi possível graças ao documento assinado em dezembro de 2016 entre a Federação, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), e a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), sendo que, em dezembro de 2017, foi incluída a entidade gestora Green Eletron.

A meta para o primeiro ano de operação do termo de compromisso foi criar pontos de entrega nas cidades com população acima de 100 mil habitantes. O objetivo de 76 municípios foi superado e, atualmente, 108 integram a lista. No total, segundo a Abinee, existem 699 pontos espalhados pelo Estado.

Antes da participação da FecomercioSP no programa, que existe desde 2010, 64 cidades estavam inseridas no sistema. Com a atuação da Entidade, em um ano, outros 44 municípios que não faziam parte da Logística Reversa de pilhas e baterias portáteis aderiam ao termo de compromisso e passaram a ter ao menos um ponto de entrega primário e/ou um ponto de entrega secundário. Isso significa que, hoje, levando em consideração os dados anteriores, o número total de cidades saltou para 108.

De acordo com a assessoria técnica do Conselho de Sustentabilidade da FecomercioSP, a iniciativa teve boa aceitação dos sindicatos. Sessenta e seis deles têm ao menos um ponto de entrega secundário (PES) em suas sedes, sendo que 28 deles expandiram o programa com PES instalados em parceiros ou subsedes dos sindicatos.

ADESÃO

O comerciante de pilhas e baterias portáteis (ponto de entrega primário) pode descartar quantidades de até 10 kg no Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste). A partir daí uma empresa especializada fará a retirada desses produtos e promoverá a destinação final ambientalmente adequada.

Vale lembrar que a Logística Reversa é uma obrigação para os estabelecimentos de todo o País que comercializam pilhas e baterias portáteis, de acordo com a Resolução Conama 401/2008.

O Sincomercio está localizado na Rua Manoel dos Santos Azanha, nº 22. O horário de atendimento é das 8h às 18h, de segunda a quinta-feira, e até às 17h às sextas-feiras. Mais informações no endereço site.sincomercio.org/servicos/logistica-reversa.