Menu fechado

‘Mulheres na Literatura’ é o tema da ‘4ª Semana Senac de Leitura’

O Senac São Paulo promove, até o dia 27 de abril, a quarta edição da Semana Senac de Leitura. O tema que norteia toda a programação é “Mulheres na Literatura – leitura e escrita que transformam vidas”. Em Americana, as atividades acontecem na unidade localizada na Rua Dr. Angelino Sanches, nº 800, Vila Gallo.

A temática surge a partir dos dados da pesquisa “A Personagem do Romance Brasileiro Contemporâneo”, organizada pelo Grupo de Estudos em Literatura Brasileira Contemporânea da (UnB) Universidade de Brasília. Segundo o levantamento, 70% da produção literária brasileira é escrita por homens brancos, de classe média, nascidos no eixo Rio-São Paulo.

O estudo analisou publicações de três grandes editoras brasileiras nos períodos de 1965 a 1979, de 1990 a 2004 e de 2005 a 2014 e constata que há pouca representatividade sobre a condição feminina tanto na autoria dessas obras quanto nas narrativas produzidas.

Diante deste contexto histórico e considerando que os livros são retratados a partir da realidade de quem os escreve, este evento visa evidenciar as produções literárias de mulheres.

A iniciativa será realizada em todas as unidades do Senac São Paulo, que realizarão vivências importantes para a vida social e profissional dos participantes. Entre as ações previstas estão: atividades relacionadas a textos de autoras, oficinas de escrita, rodas de conversa, palestras, trocas de livros, entre outras.

INCENTIVO À LEITURA

A Semana Senac de Leitura tem como objetivo estimular a leitura, diante do baixo índice de leitores no país, e abordar a importância da produção escrita e da leitura como elementos formadores de indivíduos críticos e autônomos. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, do Instituto Pró-Livro e Ibope Inteligência, os leitores representam apenas 56% da população do país.

O evento ainda destaca o papel das bibliotecas do Senac estruturadas como ambientes de aprendizagem para incentivar a busca independente do conhecimento por meio de ações educacionais e informacionais e de desenvolvimento para a vida pessoal e profissional.