Menu fechado

Sincomercio e FecomercioSP estimam crescimento de até 0,5% do PIB no 2º trimestre

Indicadores positivos de varejo e serviços puxam revisão para cima das projeções

pib dinheiro

O PIB (Produto Interno Bruto) do segundo trimestre, a ser divulgado na sexta-feira (1/9), deve ser mais positivo que as recentes projeções do mercado, entre 0,1% e 0,2%. Para o Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste) e a FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), a elevação do PIB pode ficar próxima de 0,4% a 0,5%, tanto na comparação com o trimestre anterior quanto com o primeiro trimestre deste ano.

Após avanço de 1% do PIB do primeiro trimestre, as projeções apontavam para um novo recuo, mas os números positivos do setor de varejo e a recuperação acima do esperado do setor de serviços, aliados à alta da produção agrícola e ao consequente efeito sobre o agronegócio, dispararam a revisão para cima das projeções. Esse será o segundo trimestre consecutivo de crescimento.

Pesquisas apontam para a recuperação da economia, que tem sido estimulada pela queda da inflação e dos juros menores, com o ciclo de cortes na taxa Selic. A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV) tem mostrado um crescimento mais acelerado do que o esperado no varejo em São Paulo, e a Pesquisa Conjuntural do Setor de Serviços (PCSS) aponta recuperação gradativa dos serviços na capital paulista.

Com base em seus indicadores e também na divulgação de dados públicos, a FecomercioSP tem se mostrado um pouco mais otimista e acredita na retomada da economia no segundo semestre.

Sincomercio

O Sincomercio é o legítimo sindicato patronal do comércio varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste. Tem por missão representar de forma ética sua base administrativa, assegurando às empresas melhores condições, promovendo ações políticas e econômicas no sentido de atender os anseios de desenvolvimento do setor comercial representado. O Sincomercio é filiado à FecomercioSP, que por sua vez é filiada a CNC (Confederação Nacional do Comércio).

FecomercioSP

A FecomercioSP é a principal entidade sindical paulista dos setores de comércio e serviços. Congrega 154 sindicatos patronais e administra, no Estado, o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). A Entidade representa um segmento da economia que mobiliza mais de 1,8 milhão de atividades empresariais de todos os portes. Esse universo responde por cerca de 30% do PIB paulista – e quase 10% do PIB brasileiro -, gerando em torno de 10 milhões de empregos.