Menu fechado

Sincomercio promove palestras sobre Segurança do Trabalho

Treinamentos acontecem a partir de abril com seis temas diferentes e duas opções de horário

seguranca do trabalho

O Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste) promove, em sua sede, uma série de palestras voltadas a Segurando do Trabalho nas empresas. São treinamentos rápidos, de uma hora cada, divididos em seis temas. As aulas serão ministras por profissionais da empresa Tondini Consultoria. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da entidade (www.sincomercio.org/cursos).

Confira a grade de programação:

Segurança do Trabalho, Custo ou Benefício? (NR-01 e 02)
Nova data: 4/5/2017
Turmas: 9h às 10h e 16h às 17h
Conteúdo: Apresentar quais os âmbitos de Segurança do Trabalho e o que é uma Gestão em Segurança. Serão apresentados exemplos de uma Gestão Eficaz e com baixo custo que seja aplicável a Micro, Pequenas e Médias Empresas. Uma visão breve de como gerenciar sua empresa para que ela possa se prevenir em questões de Segurança ao Trabalhador. Meios de como atender aos requisitos de segurança de seu seguimento.
Público-alvo: Todas as empresas.

PPRA e PCMSO documento de gaveta? CIPA – Se aplica a quem afinal? (NR-07 e 09)
Data: 9/5/2017
Turmas: 9h às 10h e 16h às 17h
Conteúdo: Elaborar um PPRA e PCMSO é a primeira etapa no atendimento as NR´s 07 e 09, mas por trás destes documentos, existem ações de melhorias e controles necessários que podem prevenir as empresas e seus funcionários de riscos ou até mesmo processos Trabalhistas. Iremos apresentar modelos de implantações bem sucedidas e exemplos que não devem ser seguidos. O principal objetivo será demonstrar que por meio de ações simples, as empresas e seus terceiros envolvidos, podem se prevenir em ações trabalhistas ou até mesmo reclamações. Também será válido para escritórios de contabilidade realizarem orientações a seus clientes.
Público-alvo: Todas as Empresas (Foco Escritórios Contábeis)

Ergonomia e Condições De Trabalho: Conceitos, Realidades e Prevenções (NR-17 e 18)
Data: 23/5/2017
Turmas: 9h às 10h e 16h às 17h
Conteúdo: Quando tratamos de assuntos relacionados a ergonomia, o primeiro pensamento, pode estar vinculado apenas a postura correta, porém existem muitos conceitos que precisam ser levados em consideração. Nesta etapa, iremos apresentar avaliações que fazem parte da ergonomia  como Ruído e Temperatura interna e externa, bem como orientações de sistemáticas simples de prevenção.
Público-alvo: Todas as Empresas (Foco Empresas no seguimento alimentício)

Insalubridade e Periculosidade, As Diferenças e Prevenções! Como Avaliar a Aplicabilidade? (NR-15 e 16)
Data: 6/6/2017
Turmas: 9h às 10h e 16h às 17h
Conteúdo: Diferenciar atividades insalubres e com grau de periculosidade. Apresentar meios rápidos e fáceis de identificar e como quantificar ou qualificar. Apresentar como devem ser avaliados e como podem ser gerenciados com o objetivo de reduzir os custos.
Público-alvo: Todas as Empresas

Proteção de Máquinas e Equipamentos Para Empresas No Seguimento Alimentício (NR-12)
Data: 20/6/2017
Turmas: 9h às 10h e 16h às 17h
Conteúdo: Devido a amplitude da NR-12, muitos acreditam que ela tem aplicabilidade apenas nas industrias, porém traz alguns pontos específicas para comércio, serviços e empresas no seguimento alimentício. Quais são essas particularidade e as precauções que devem ser tomadas, serão analisadas e apresentadas, incluindo não apenas a infraestrutura, mas também pontos relacionados a capacitação necessária para atender os requisitos da NR.
Público-alvo: Todas as Empresas (Foco Empresas no seguimento alimentício)

Sinalização de Segurança – Decreto Nº 5.903, de 20 de Setembro de 2006 (NR-26)
Data: 4/7/2017
Turmas: 9h às 10h e 16h às 17h
Conteúdo: A sinalização de segurança de acordo com a NR-26, descreve muitas exigências, dentre elas, alguns pontos aplicáveis a portas de vidro, banheiros, escadas e identificação de tomadas. Também neste dia, será discutido pontos relacionados ao Decreto nº 5.903 relacionado a preços de produtos e serviços. Qual a visão dos fiscais e o que a Lei realmente determina, alguns cuidados que devem ser tomados e meios que podem prevenir contra qualquer ação.
Público-alvo: Todas as Empresas