Menu fechado

Varejo da região abre 5 vezes mais postos de trabalho em julho

Somados, municípios da base do Sincomercio tiveram saldo de 136 vagas no último mês, o melhor resultado do ano

Setor vinha alternando altos e baixos (foto: Michele Trevisan)
Setor vinha alternando altos e baixos (foto: Michele Trevisan)

Os municípios da base do Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste) abriram quase cinco vezes mais postos de trabalho formal em julho deste ano na comparação com o mesmo mês de 2016. Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho, apurados pela assessoria econômica do sindicato.

Somados, os três municípios tiveram saldo positivo de 136 vagas no último mês, ante 28 em julho de 2016. Na comparação com o mês anterior o resultado foi ainda melhor, pois em junho o saldo havia sido negativo em 48 vagas. Foi a melhor marca do setor no ano de 2017, que vinha alternando resultados positivos e negativos nos últimos meses.

emprego jul2017 regiao

Por município

Os números também foram positivos quando analisados para cada cidade. Americana foi a que mais abriu postos no comércio varejista em julho último: 92, ante apenas 9 no mesmo mês de 2016. Santa Bárbara d’Oeste praticamente se manteve estável, com saldo de 34 este ano contra 32 em julho do ano passado. Já Nova Odessa apresentou resultado positivo de 10 postos de trabalho em julho de 2017, frente a saldo negativo de 13 no mesmo período do ano anterior.

emprego jul2017 amr

emprego jul2017 no

emprego jul2017 sbo

Outros setores

De acordo com a assessora econômica do Sincomercio, Caroline Miranda Brandão, o crescimento do número de empregos em outros setores, como serviços e indústria, tem influência direta no resultado do comércio. “São atividades que empregam muita gente e estimulam as famílias a voltarem a consumir. Consequentemente, o comércio passa a vender mais e precisa abrir postos de trabalho para atender à demanda”, explica.

Caroline: crescimento de outros setores estimula movimento no comércio
Caroline: crescimento de outros setores estimula movimento no comércio