Menu fechado

Varejo da região de Campinas vende 5,7% a mais em agosto

Segundo pesquisa da FercomercioSP, faturamento no mês foi de R$ 4,5 bilhões

grafico pra cima menor

Em agosto, o faturamento real do comércio varejista na região de Campinas atingiu R$ 4,5 bilhões, alta de 5,7% em relação ao mesmo mês de 2016, a sexta alta consecutiva nessa base de comparação. Entre os meses de janeiro e agosto de 2017, houve crescimento de 3,2%, e no acumulado dos últimos 12 meses, a elevação foi de 2,8%.

Os dados são da PCCV (Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo), realizada mensalmente pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), com base em informações da Sefaz-SP (Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo).

As nove atividades analisadas pela pesquisa apontaram crescimento em agosto, na comparação com o mesmo mês de 2016. Os destaques ficaram por conta dos segmentos de concessionárias de veículos (18,5% e contribuição de 2,7 pontos porcentuais); outras atividades (4,8% e impacto de 1,0 p.p.); e farmácias e perfumarias (9,3% e colaboração de 0,8 p.p.), que apresentaram as maiores altas nas vendas do varejo em agosto.

pccv

Análise

De acordo com a FecomercioSP, a consolidação do ciclo de recomposição das vendas varejistas é ancorada na sucessão de variáveis econômicas positivas obtidas ao longo deste ano, que começou com as quedas nas taxas de juros e de inflação, a melhoria na renda agrícola e nas exportações e a injeção dos recursos das contas inativas do FGTS, mantendo o cenário econômico em ritmo de recuperação.

Assim como nos meses anteriores, a queda nos índices de desemprego também foi fundamental para a retomada, e reforça cada vez mais a confiança no poder de compra dos consumidores.

A Entidade lembra ainda que os últimos resultados apurados pelos segmentos de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos e de concessionárias de veículos afirmam uma tendência de alta na aquisição de bens duráveis, itens dependentes de crédito e, portanto, do comprometimento futuro da renda das famílias.

Expectativa

Segundo a FecomercioSP, diante dos últimos desdobramentos do quadro político brasileiro, tudo indica que os próximos meses seguirão estáveis. O que mostra que as condições atuais são bem menos adversas, em termos de confiança e mesmo de resultados econômicos, do que aquelas vigentes há um ano.

PCCV

A Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo utiliza dados da receita mensal informados pelas empresas varejistas ao governo paulista. No caso, foram apurados os números da Delegacia Regional Tributária 05 (Campinas), que engloba as seguintes cidades: Águas de São Pedro, Americana, Araras, Artur Nogueira, Campinas, Capivari, Charqueada, Cordeirópolis, Cosmópolis, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Hortolândia, Indaiatuba, Iracemápolis, Leme, Limeira, Mombuca, Monte Mór, Nova Odessa, Paulínia, Piracicaba, Rafard, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Bárbara d’Oeste, Santa Cruz da Conceição, Santa Maria da Serra, São Pedro, Sumaré e Valinhos.