Menu fechado

Vendas do varejo na região de Campinas crescem 2,5% no primeiro semestre

Segundo pesquisa da FecomercioSP, as vendas do comércio varejista na região cresceram 5,5% em junho e faturamento atingiu R$ 4,4 bilhões

comercio americana foto Michele Trevisan

Em junho, o faturamento real do comércio varejista na região de Campinas atingiu R$ 4,4 bilhões, alta de 5,5% em relação ao mesmo mês de 2016. Na somatória do primeiro semestre do ano, houve crescimento de 2,5%, e no acumulado dos últimos 12 meses, alta de 2,1%. Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada mensalmente pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).

Das nove atividades analisadas, apenas os segmentos de lojas de vestuário, tecidos e calçados (-3,5%); materiais de construção (-2,1%); e outras atividades (-0,2%) apresentaram retração no faturamento real em junho na comparação com o mesmo mês de 2016 e, em conjunto, impactaram negativamente com 0,5 ponto porcentual (p.p.) para o resultado geral.

Em contrapartida, os segmentos de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos (55,1%); concessionárias de veículos (13,8%); e farmácias e perfumarias (10,8%) apontaram as maiores altas e, juntos, colaboraram com 5 p.p. para a elevação nas vendas do varejo em junho.

Região

A pesquisa contempla os municípios abrangidos pela Delegacia Regional Tributária 05 (DRT-05), que engloba as três cidades da base do Sincomercio (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste), além de Águas De São Pedro, Araras, Artur Nogueira, Campinas, Capivari, Charqueada, Cordeirópolis, Cosmópolis, Elias Fausto, Indaiatuba, Iracemápolis, Leme, Limeira, Mombuca, Monte Mor, Paulínia, Piracicaba, Rafard, Rio Das Pedras, Santa Cruz Da Conceição, Santa Maria Da Serra, São Pedro, Sumaré, Valinhos, Engenheiro Coelho, Hortolândia e Saltinho.